Cavalos de Potência

Vale a pena andar de cavalo pra economizar na gasolina?

A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 no Brasil trouxe ao brasileirinho médio escassez de combustível nos postos de gasolina – um período da história que deveria ser chamado de “a crise do sembustível[1]eu realmente preciso de  um editor que me force a cortar esse tipo de piada – além de caos, uma enxurrada de memes e o retorno triunfal de Sula Miranda ao topo das paradas. O atual aumento estratosférico no preço do produto nos fez voltar àquela época. Dar uma carona hoje é um grande gesto de amor. Escolher sair de casa já é uma decisão a ser friamente pensada.

Frente a um problema de tais proporções, é natural que o cidadão procure soluções alternativas. Enquanto os motores EmDrive[2]ver também: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/</a> não são uma realidade, o pessoal se vira fazendo entregas delivery a cavalo, que nos trazem fotos ótimas de jóqueis usando capacetes de motociclistas nas ruas de Pinheiros.

fonte: estadão

Na época da greve, fiz alguns cálculos extremamente amadores tentando resgatar os custos de manutenção de um cavalo. Com o novo aumento nos valores da gasolina, me sinto obrigado a resgatar o texto antigo, dar um tapa nele (e nem foi um tapa tão grande, a semana de trabalho tá puxada) e republicar atualizando alguns dados.

Será que um cavalo realmente seria um excelente meio de transporte alternativo.

O custo do trote

O desempenho da montaria é evidentemente, menor do que o de uma Honda Biz 125. Um cavalo de montaria militar bem treinado é capaz de percorrer mais de 80km por dia. São Paulo, cheia de seus altos e baixos (geográficos e filosóficos), seria um desafio ligeiramente maior para seu novo veículo. É seguro assumir um desempenho médio de 60km por dia. Isso é distância suficiente de ida e volta para alguém que more na Lapa e trabalhe na Berrini.

Um cavalo em velocidade de galope pode alcançar até 45km/h. O suficiente para tomar algumas multas nos bairros residenciais. Porém, para a longa distância de ida e volta do trabalho, é mais seguro assumir uma velocidade mais baixa, entre um trote e um galope. Apesar de diversas fontes quanto à velocidade de um eqüino serem divergentes, os valores a serem adotados nos cálculos são de uma velocidade média de 12km/h. O valor é um pouco abaixo da média de velocidade dos cavalos campeões da maratona homem-cavalo, um evento que ocorre todos os anos desde 1980 no País de Gales: humanos e eqüinos disputam quem percorre mais rápido os 35km do percurso[3]Na prova de junho de 2017, da época de publicação do texto original, 650 humanos e 60 cavalos participaram. O vencedor tinha quatro patas. Mas por duas vezes, em 2004 e 2007, a prova foi vencida por humanos. Toma essa, Pepe Legal![4]<a href=”https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon”>https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon</a>. Nessa velocidade, o caminho casa-trabalho pode ser percorrido em uma hora e quarenta minutos por trajeto, um tempo excelente para os padrões paulistas de trânsito.

Aos cavaleiros de primeira viagem, a recomendação é comprar um da marca raça Mangalarga, mais dóceis e ideais para passeio[5]Lembrando sempre que vocês estão recebendo dicas sobre cavalos de um programador que queria ser humorista, morou a vida toda em cidades grandes e não sabe montar em uma sela sem a ajuda de um banquinho. Meu cavalo favorito é o Bojack Horseman. Não sigam minhas recomendações.. Apesar de ser possível encontrar alguns animais no Mercado Livre por até R$6.000, é recomendável gastar um pouco mais e comprar um animal já treinado. Com um pouco de pesquisa e dedicação ao assunto, dá pra comprar um excelente cavalo por R$12.000[6]se quiser gastar um pouco mais pra impressionar os amiguinhos, por R$18.000 dá pra comprar o filho do grande Narayan do Vale da Prata, campeoníssimo em pista, sua produção tem arrebentado nas pistas da associação do pampa, como na ABCCMM. Dominante acabou de completar 3 anos, já registrado no definitivo e com toda uma vida reprodutiva e carreira de pista pela frente.[7]dados não atualizados do texto de 2018. Dominante deve ter 7 anos agora. Uma pechincha, se comparado com o custo de um cavalo olímpico.[8]Outrora aqui estimado em cerca de 100 mil dólares: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/</a> No valor de compra, o eqüino custa quase o mesmo que uma moto básica.

Entre os custos escondidos na aquisição do seu novo veículo, estão a sela (cerca de R$500) e ferraduras (por R$150 dá pra comprar ferraduras e cravos para uma vida toda). E, há de se considerar, evidentemente, a “gasolina” eqüina: aproximadamente 4kg de feno e 4kg de ração por dia, além da grama que sai de graça; é só deixar seu veículo parado em algum dos parques da cidade que nunca recebem os devidos cuidados da prefeitura. Com isso o gasto médio diário é de R$30[9]Aumentei um pouco mais o valor base para contar coisas como vermífugo e shampoo. Ainda assim é um valor coerente. (voltando a lembrar que você está recebendo dicas eqüinas de um cartunista fracassado).

Comparando com o valor gasto para abastecer uma motoca média, onde o gasto médio é de 20km por litro de gasolina[10]motoca do Sid, o custo para o mesmo percurso seria de R$24 por dia[11]Arredondando o valor para R$8/litro e mais um valor aproximado de R$1300 de manutenção por ano. Novamente dados da motoca do Sid.. É um valor alto até mesmo para um carro[12]Enchendo o tanque três vezes e meia por mês, o valor gasto em combustível é de R$40 por dia. Dados obtidos pela média de consumo de dois sócios aqui na firma..

A gasolina realmente está bem mais cara – as contas originais de 2018 davam a metade do valor obtido em 2022. Mas, mesmo assim, Ford tinha razão: o cavalo é um péssimo substituto da força motora locomotiva. Só serve mesmo para que você possa chegar na menininha da firma fantasiado de realeza com a cantada “seu príncipe chegou”, ou para usar a frase “o castigo vem a cavalo” em novas conotações. O valor disso é inefável.

Apesar de ser uma boa alternativa ao motoboy padrão, o eqüino como transporte não serve para a família tradicional brasileira, composta de pais conservadores e filhos revoltados comunistas. Mas se a guerra continuar e o mundo perder o apoio do petróleo, quem sabe não voltamos todos ao mundo das carroças…

Fontes e referências

Fontes e referências
1 eu realmente preciso de  um editor que me force a cortar esse tipo de piada
2 ver também: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/</a>
3 Na prova de junho de 2017, da época de publicação do texto original, 650 humanos e 60 cavalos participaram. O vencedor tinha quatro patas. Mas por duas vezes, em 2004 e 2007, a prova foi vencida por humanos. Toma essa, Pepe Legal!
4 <a href=”https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon”>https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon</a>
5 Lembrando sempre que vocês estão recebendo dicas sobre cavalos de um programador que queria ser humorista, morou a vida toda em cidades grandes e não sabe montar em uma sela sem a ajuda de um banquinho. Meu cavalo favorito é o Bojack Horseman. Não sigam minhas recomendações.
6 se quiser gastar um pouco mais pra impressionar os amiguinhos, por R$18.000 dá pra comprar o filho do grande Narayan do Vale da Prata, campeoníssimo em pista, sua produção tem arrebentado nas pistas da associação do pampa, como na ABCCMM. Dominante acabou de completar 3 anos, já registrado no definitivo e com toda uma vida reprodutiva e carreira de pista pela frente.
7 dados não atualizados do texto de 2018. Dominante deve ter 7 anos agora
8 Outrora aqui estimado em cerca de 100 mil dólares: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/</a>
9 Aumentei um pouco mais o valor base para contar coisas como vermífugo e shampoo. Ainda assim é um valor coerente. (voltando a lembrar que você está recebendo dicas eqüinas de um cartunista fracassado)
10 motoca do Sid
11 Arredondando o valor para R$8/litro e mais um valor aproximado de R$1300 de manutenção por ano. Novamente dados da motoca do Sid.
12 Enchendo o tanque três vezes e meia por mês, o valor gasto em combustível é de R$40 por dia. Dados obtidos pela média de consumo de dois sócios aqui na firma.