A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 no Brasil trouxe ao brasileirinho médio escassez de combustível nos postos de gasolina – um período da história que deveria ser chamado de “a crise do sembustível”[1]eu realmente preciso de um editor que me force a cortar esse tipo de piada – além de caos, uma enxurrada de memes e o retorno triunfal de Sula Miranda ao topo das paradas. O atual aumento estratosférico no preço do produto nos fez voltar àquela época. Dar uma carona hoje é um grande gesto de amor. Escolher sair de casa já é uma decisão a ser friamente pensada.
Frente a um problema de tais proporções, é natural que o cidadão procure soluções alternativas. Enquanto os motores EmDrive[2]ver também: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/</a> não são uma realidade, o pessoal se vira fazendo entregas delivery a cavalo, que nos trazem fotos ótimas de jóqueis usando capacetes de motociclistas nas ruas de Pinheiros.
Na época da greve, fiz alguns cálculos extremamente amadores tentando resgatar os custos de manutenção de um cavalo. Com o novo aumento nos valores da gasolina, me sinto obrigado a resgatar o texto antigo, dar um tapa nele (e nem foi um tapa tão grande, a semana de trabalho tá puxada) e republicar atualizando alguns dados.
Será que um cavalo realmente seria um excelente meio de transporte alternativo.
O custo do trote
O desempenho da montaria é evidentemente, menor do que o de uma Honda Biz 125. Um cavalo de montaria militar bem treinado é capaz de percorrer mais de 80km por dia. São Paulo, cheia de seus altos e baixos (geográficos e filosóficos), seria um desafio ligeiramente maior para seu novo veículo. É seguro assumir um desempenho médio de 60km por dia. Isso é distância suficiente de ida e volta para alguém que more na Lapa e trabalhe na Berrini.
Um cavalo em velocidade de galope pode alcançar até 45km/h. O suficiente para tomar algumas multas nos bairros residenciais. Porém, para a longa distância de ida e volta do trabalho, é mais seguro assumir uma velocidade mais baixa, entre um trote e um galope. Apesar de diversas fontes quanto à velocidade de um eqüino serem divergentes, os valores a serem adotados nos cálculos são de uma velocidade média de 12km/h. O valor é um pouco abaixo da média de velocidade dos cavalos campeões da maratona homem-cavalo, um evento que ocorre todos os anos desde 1980 no País de Gales: humanos e eqüinos disputam quem percorre mais rápido os 35km do percurso[3]Na prova de junho de 2017, da época de publicação do texto original, 650 humanos e 60 cavalos participaram. O vencedor tinha quatro patas. Mas por duas vezes, em 2004 e 2007, a prova foi vencida por humanos. Toma essa, Pepe Legal![4]<a href=”https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon”>https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon</a>. Nessa velocidade, o caminho casa-trabalho pode ser percorrido em uma hora e quarenta minutos por trajeto, um tempo excelente para os padrões paulistas de trânsito.
Aos cavaleiros de primeira viagem, a recomendação é comprar um da marca raça Mangalarga, mais dóceis e ideais para passeio[5]Lembrando sempre que vocês estão recebendo dicas sobre cavalos de um programador que queria ser humorista, morou a vida toda em cidades grandes e não sabe montar em uma sela sem a ajuda de um banquinho. Meu cavalo favorito é o Bojack Horseman. Não sigam minhas recomendações.. Apesar de ser possível encontrar alguns animais no Mercado Livre por até R$6.000, é recomendável gastar um pouco mais e comprar um animal já treinado. Com um pouco de pesquisa e dedicação ao assunto, dá pra comprar um excelente cavalo por R$12.000[6]se quiser gastar um pouco mais pra impressionar os amiguinhos, por R$18.000 dá pra comprar o filho do grande Narayan do Vale da Prata, campeoníssimo em pista, sua produção tem arrebentado nas pistas da associação do pampa, como na ABCCMM. Dominante acabou de completar 3 anos, já registrado no definitivo e com toda uma vida reprodutiva e carreira de pista pela frente.[7]dados não atualizados do texto de 2018. Dominante deve ter 7 anos agora. Uma pechincha, se comparado com o custo de um cavalo olímpico.[8]Outrora aqui estimado em cerca de 100 mil dólares: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/</a> No valor de compra, o eqüino custa quase o mesmo que uma moto básica.
Entre os custos escondidos na aquisição do seu novo veículo, estão a sela (cerca de R$500) e ferraduras (por R$150 dá pra comprar ferraduras e cravos para uma vida toda). E, há de se considerar, evidentemente, a “gasolina” eqüina: aproximadamente 4kg de feno e 4kg de ração por dia, além da grama que sai de graça; é só deixar seu veículo parado em algum dos parques da cidade que nunca recebem os devidos cuidados da prefeitura. Com isso o gasto médio diário é de R$30[9]Aumentei um pouco mais o valor base para contar coisas como vermífugo e shampoo. Ainda assim é um valor coerente. (voltando a lembrar que você está recebendo dicas eqüinas de um cartunista fracassado).
Comparando com o valor gasto para abastecer uma motoca média, onde o gasto médio é de 20km por litro de gasolina[10]motoca do Sid, o custo para o mesmo percurso seria de R$24 por dia[11]Arredondando o valor para R$8/litro e mais um valor aproximado de R$1300 de manutenção por ano. Novamente dados da motoca do Sid.. É um valor alto até mesmo para um carro[12]Enchendo o tanque três vezes e meia por mês, o valor gasto em combustível é de R$40 por dia. Dados obtidos pela média de consumo de dois sócios aqui na firma..
A gasolina realmente está bem mais cara – as contas originais de 2018 davam a metade do valor obtido em 2022. Mas, mesmo assim, Ford tinha razão: o cavalo é um péssimo substituto da força motora locomotiva. Só serve mesmo para que você possa chegar na menininha da firma fantasiado de realeza com a cantada “seu príncipe chegou”, ou para usar a frase “o castigo vem a cavalo” em novas conotações. O valor disso é inefável.
Apesar de ser uma boa alternativa ao motoboy padrão, o eqüino como transporte não serve para a família tradicional brasileira, composta de pais conservadores e filhos revoltados comunistas. Mas se a guerra continuar e o mundo perder o apoio do petróleo, quem sabe não voltamos todos ao mundo das carroças…
Sobre
Agradecimentos
Fontes e referências
↑1 | eu realmente preciso de um editor que me force a cortar esse tipo de piada |
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↑2 | ver também: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-marte/</a> |
↑3 | Na prova de junho de 2017, da época de publicação do texto original, 650 humanos e 60 cavalos participaram. O vencedor tinha quatro patas. Mas por duas vezes, em 2004 e 2007, a prova foi vencida por humanos. Toma essa, Pepe Legal! |
↑4 | <a href=”https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon”>https://en.wikipedia.org/wiki/Man_versus_Horse_Marathon</a> |
↑5 | Lembrando sempre que vocês estão recebendo dicas sobre cavalos de um programador que queria ser humorista, morou a vida toda em cidades grandes e não sabe montar em uma sela sem a ajuda de um banquinho. Meu cavalo favorito é o Bojack Horseman. Não sigam minhas recomendações. |
↑6 | se quiser gastar um pouco mais pra impressionar os amiguinhos, por R$18.000 dá pra comprar o filho do grande Narayan do Vale da Prata, campeoníssimo em pista, sua produção tem arrebentado nas pistas da associação do pampa, como na ABCCMM. Dominante acabou de completar 3 anos, já registrado no definitivo e com toda uma vida reprodutiva e carreira de pista pela frente. |
↑7 | dados não atualizados do texto de 2018. Dominante deve ter 7 anos agora |
↑8 | Outrora aqui estimado em cerca de 100 mil dólares: <a href=”http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/”>http://nrt.paulovelho.com.br/bora-pra-toquio/</a> |
↑9 | Aumentei um pouco mais o valor base para contar coisas como vermífugo e shampoo. Ainda assim é um valor coerente. (voltando a lembrar que você está recebendo dicas eqüinas de um cartunista fracassado) |
↑10 | motoca do Sid |
↑11 | Arredondando o valor para R$8/litro e mais um valor aproximado de R$1300 de manutenção por ano. Novamente dados da motoca do Sid. |
↑12 | Enchendo o tanque três vezes e meia por mês, o valor gasto em combustível é de R$40 por dia. Dados obtidos pela média de consumo de dois sócios aqui na firma. |